segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Artesãos estão chateados, e com razão

Tenho um carinho especial pelos artesãos que labutam nesta cidade. Criamos uma cumplicidade na minha rápida passagem pela diretoria de cultura da prefa. Batalhei por eles. Criamos, juntos, uma triagem pré-temporada para saber quem é quem (afinal, há muita coisa que não é artesanato); durante o ano promovemos cursos de artesanato, através de um projeto de nível estadual chamado Mosaico e acabei "ganhando" os artsãos, alguns deles participando do Projeto Oficina (ainda existe?) como voluntários. Hoje estava passando por aquela espelunca (porque aquilo que fizeram na Praça (???) da Bíblia é uma espelunca) e fui ver quem estava lá. Encontrei dois deles. Ainda daquela época. Demonstraram decepção com o que fizeram com eles na boca da temporada. Sendo mais claro: jogaram os artesãos numa espelunca, num espaço que deveria ser uma praça (por isso as anteriores interrogações), mas, na prática, não é. Tudo por conta das obras inacabadas daquele coisa ridícula que receberia um combo - feira de artesanato e feira livre. O que era para ser uma praça, transformou-se num beco. Não há circulação de gente por lá, a não ser os drogaditos que se valem das magníficas obras inacabadas (ainda queria saber quem concebeu aquilo lá) para fazer a cabeça. Os artesãos têm ou não razão?

2 comentários:

Loboarts disse...

Tems toda a razão ! Acho lamentavel como e tratado o Artesão aqui! Como Artesão(faço feiras de Artesanato Internacional Brasil a fora) mas tb. como Artista Plástico acho a Cultura não apresentou nada novo ou diferente - piorou! Tem sim Exposições - mas sempre tinha, mas uma coisa diferente - criado - não lembro! Esse teatro que não termina, a praça da biblia , acho foi a primeira obra que esse governo começou ......lembrando mais uma - essa tecla velha: a lei das obras de arte nas fachadas - foi mal respéitado antes - piorou muito mesmo! Cada dia tem um predio novo - a nada de comprimento da lei! No governo antes foram colocados obras de arte nas praças e lugares ( mesmo que era de quase um só) - hoje eles colocam decoração natalina sobre eles (enfeitaram a "minha" Mão nesse natal - brega - bregiçima!

Mauricio Escova disse...

O mais interessante é que ali passa o Canal do Marambaia. Pode construir em cima?