quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Que papo é esse de tornar público? Só pra adoçar o bico?

Chegou hoje uma sugestão de pauta (assessoria de comunicação adora uma sugestão de pauta) para uma exposição das obras do artista plástico Romero Brito num tal "centro cultural do Splendour of the Sea". Maravilha, a Paty - viciadinha nas cores de RB -vai adorar. No paragráfo mais abaixo fui saber que o esplendor do mar é um condomínio fechado. E a frase fatal: "A exposição é um mimo exclusivo do sofisticado condomínio aos seus moradores". Que maldade, pura maldade. Fica aqui então o meu convite para os condôminos (é assim?) do esplendor do mar. Visitem a exposição se é que vocês já ouviram falar de Romero Btiro. Aos que nunca ouviram falar, eu recomendo. Você vai gostar. Pode ter certeza que é status porque o artista plástico pernambucano é uma celebridade das artes plásticas com trabalhos em coleções particulares de personalidades como Eillen Guggenheim, Arnold Schwarzenegger, André Agassi e Pelé. Quem sabe não façam uma boa ação e abram a mostra para a plebe rude, afinal a expo vai até final de março. Mimo, sei.

2 comentários:

Loboarts disse...

Caro Amigo - O "Splendour of the sea" (primeira vez que eu ouvir achava que e um Transatlântico) fica em Itapema - Meia Praia - lá no final! E do Amadeu Russi (Socio de outros grandes empreendimentos em nossa região - Brava Beach por expl.). Gostaria ressaltar que ele faz tempo está incluindo trabalhos de Artistas em seus projetos (o nosso amigo Guido Heuer e um desses - ah eu tb.). Esses dias eu conheçeu o Administrador desse Condominio - e ele me falou da sua ideía de criar um espaço para Exposições e cultura! Gostei , mesmo que para um público fechado ou não e tanto, eu acredite qualquer um pode visitar - tem ainda Apartamentos a venda nos últimos blocos! Apreendeu aqui no Brasil : Tudo tem um jeito! Vamos visitar então! Tomara esse ideia se espalha por aí

Fabi disse...

Bola, pelo que entendi, trata-se de uma exposição fechada, destinada apenas aos condôminos, então, não vejo aí uma matéria a ser publicada, é algo interno do condomínio, e a divulgação (que só coloca água na boca de nós, pobres mortais) serve para quê? Dizer que o condomínio apóia a cultura? Bem, apoiar a cultura seria levar essa exposição para um shopping, para uma galeria ou abri-la lá mesmo ao grande público. Mas se eu fosse um morador do condomínio não gostaria nada dessa última opção, afinal, entenderia como uma invasão de privacidade. Ao menos, fico feliz em saber (pelo Loboarts) que o condomínio já adquiriu obras de artistas da nossa região e continua a investir, afinal, temos grandes talentos em nossa terra, mas santo de casa nem sempre faz milagres. Isso me lembra até os shows de rock e de metal, banda local não enche a casa, mas vem uma atração de fora e todo mundo se joga, então, por que não colocar uma banda local para abrir o show? Talvez essa alternativa também fosse possível para exposições de arte. Aos condôminos que terão o privilégio de ter uma exposição particular desse porte, que maravilha. Porém, também aconselho a visitarem as exposições que acontecem na cidade, desde o pequeno artesão até o artista profissional que realiza exposições em outras regiões e acaba por fazer propaganda da nossa terra, divulgando além de sua arte, nossas belezas naturais e, inclusive, os próprios condomínios. Qualquer artista precisa de público, o morador daqui precisa criar o hábito de visitar as exposições, porém, quando uma galeria encontra-se vazia há quase dois meses, como é o caso da Galeria Municipal de Arte de Balneário Camboriú, aí a coisa fica difícil. (ufa!)