Caro Bola, realmente existe sérios problemas com a realização destas festas tão comentadas que acontecem nesta Cidade, hj nas praias de Estaleiro e Estaleirinho, mas não se iludam, em outros locais irão occorer, elas se espalahm com facilidade.
É preciso freiar os desmandos desde o nascedouro que é a concessão e fiscalização dos alvarás indispensáveis para o regular funcionamento. É preciso que todas as autoridades estejam empenhadas em prol do bem estar social. Assim, já marquei reunião, em caráter de URGÊNCIA com o Executivo Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil e Câmara de Vereadores para expor e solucionar as irregularidades.
Peço a comunidade que denunciem, gravem áudio e vídeo, se possível e tragam ao Ministério Público que não medirá esforços para fazer permanecer a ordem.
Os profissionais e bons empresários irão continuar funcionando normalmente. Contudo, aqueles que desrespeitam a Lei e a Ordem serão responsabilizados com certeza.
Abraços e obrigado pela contribuição.
# # #
A quems interessar, nesta quinta-feira o promotor receberá moradores do Estaleiro e Estaleirinho às 16h no auditório do Fórum.
2 comentários:
Prezado Bola,
Desde o dia 27 de junho passado, a Associação de Moradores da Praia do Estaleirinho - AMPE tem uma nova diretoria. Após quatros longos anos de ostracismo, temos agora à frente da Associação de Moradores um grupo de pessoas dedicadas e interessadas em fazer da Praia de Estaleirinho um lugar qualificado e bom de morar.
Assim, a nova diretoria da AMPE tem discutido com a comunidade quais os caminhos possíveis para que haja um equilíbrio entre usos e ocupação do solo no sentido de melhorar a infraestrutura básica do bairro, os serviços de educação e saúde, preservar a frágil natureza local e o seu caráter de praia agreste, preservar as relações comunitárias e, acima de tudo, preservar e defender o contexto sócio-ambiental do bairro.
Dentre muitos problemas discutidos com a comunidade dentro da Associação de moradores, apareceu uma preocupação particular em relação às festas realizadas em estabelecimentos comerciais no bairro.
Nos últimos anos, alguns restaurantes e hotéis da Praia de Estaleirinho têm se metamorfoseado em “beach clubs”, casas de eventos e shows, ou qualquer outro nome que se possa dar para estas casas que ao promover mega festas/shows causam um impacto enorme para a comunidade do bairro e para o meio ambiente. O som ensurdecedor que atravessa a madrugada, o lixo acumulado nas vias e praia, o tráfego parado que chega a bloquear a BR-101, os automóveis que estacionam indistintamente em calçadas e jardins, as brigas, os bêbados, as drogas, as agressões gratuitas, os atentados ao pudor estão na extensa lista de problemas causados por uma atividade que não encontra nenhum respaldo legal para sua localização em um bairro que se encontra dentro de uma Área de Proteção Ambiental (APA da Costa Brava) e numa zona urbana definida no plano diretor como Zona de Ocupação Controlada, e que não possui a mínima infraestrutura para suportar uma atividade desta natureza.
Sentindo-se refém desta situação, a comunidade da Praia de Estaleirinho através de sua Associação de Moradores, tem expressado sua indignação aos órgãos públicos competentes para uma resolução dos problemas dentro dos trâmites legais.
Desse modo, a AMPE agradece publicamente a acolhida sensível do promotor estadual Sr. Rosan aos nossos apelos e esperamos que junto com ele, a administração pública de Balneário Camboriú, os órgãos de segurança pública da cidade e comunidade em geral, se sensibilize para resolver esta situação que longe de estabelecer uma proposta de desenvolvimento sustentável, afasta os veranistas, rouba o sossego dos moradores, rompe os laços culturais da comunidade com seu território, traz insegurança e denigre o modelo de administração municipal.
Atenciosamente,
AMPE – Associação de Moradores da Praia de Estaleirinho
Bola, agradecemos se publicar nosso comentário como um post de seu blog.
Att.
Associação de Moradores da Praia de Estaleirinho
Postar um comentário