terça-feira, 18 de outubro de 2011

De um leitor sobre a negligência

"Com a omissão de todos aqueles que desejam um mundo mais justo, os que não tão nem aí deitam e rolam. Penso que é, no fundo, uma questão de espiritualidade, no seu mais amplo sentido. E políticos, dos mais variados níveis, parece que não a tem desenvolvida.

Pois é. Endeusamos o atual modelo político por muito tempo. Não haverá um ou mais modelos políticos que possam representar decentemente as pessoas; ou, em outra hipótese, pessoas decentes, comprometidas, altruístas, desprovidas de vaidade e ganância que, utilizando-se do modelo político vigente, possam fazer o que estão sendo pagos para fazer?

Porque as pessoas querem ser governador, deputado, prefeito, vereador? Temos visto com estarrecedora frequência a luta por ocupar esses e outros cargos, por pura e simples ganância e vaidade. Essas pessoas não percebem a importância e a responsabilidade da sua atuação pública, que pode trazer melhores dias para muitas pessoas. Eu fico pensando, se estivesse lá, ia me dar um nó na garganta, de tamanha responsabilidade que teria sobre meus ombros, de além de ser correto, o que é obrigação, ter a capacidade de ouvir e entender os anseios de toda a população e trabalhar incessatemente por atingí-los.

Precisamos ter consciência que "não temos o direito de nos manifestar", temos é o DEVER de nos manifestar, até para tentar ajudar os políticos, aqueles que pagamos para nos representar, mostrando a eles o que é nosso interesse. E acredito que o interesse primordial da população em geral seja que os políticos de todos os poderes da nação tenham a decência de portar-se dignamente. Não fazem solenemente uma promessa no primeiro dia de seus mandatos, de respeitarem e defenderem a lei? E não é somente indo à mídia ou à tribuna fazer discurso do que é moral e ético. Devem mostrá-lo fazendo".

Nenhum comentário: