quarta-feira, 22 de junho de 2011

PMDB + PDT não dá um PSDB

Hoje o Diarinho publica a relação de filiados dos partidos políticos aqui em BC. Li agora no cafezinho e vou tentar puxar da memória. Chama a atenção a inútil representatividade de alguns partidos como o PPS, PSB, PR e PT. Não mais de 500 filiados em cada um desses partidos. O PR é o típico partido de aluguel. Foi feito para negociar poder. Número de filiados? Não chega a 400. Outro partido que nem se pode afirmar que é um partido é o PSB. Conta com uns 160 filiados. Tipo daquele que cabe numa Kombi. O número de filiados do PPS reflete a densidade eleitoral de seu líder (que está de saída) Claudir Maciel na última eleição para deputados. Uns 500 e poucos.
# # #
Do outro lado da tabela, os partidões de BC. O PSDB conta com aproximados 4400 filiados, seguido de PMDB e PDT com próximos de 2100 filiados. Ou seja, somando os dois não chega no PSDB. O quarto maior partido de BC é o PP com aproximados 1600 filiados.
# # #
Bem, trocando em miúdos, o número de filiados em partidos políticos por aqui chega próximo a 10% da população.

Um comentário:

qlqr disse...

Mas então me diz, o que uma coisa tem a ver com outra? A qualidade de um partido agora é definida pelo numero de filiados?? Como se um time de futebol fosse o melhor devido ao numero de torcedores?? Quanta balela!!! Vem dizer que não se pode "considerar um Partido" pelo numero de filados?!?!