sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Iates? Não. Atuneiros

Ontem o mar de BC estava uma festa. Parecia procissão de padroeira dos mares. Os atuneiros fizeram parte do cenário ontem para quem passeava pela Atlântica. Todos lá próximos a saída do Rio Camboriú. O que eles querem aqui, adivinha? Bons tempos aqueles que a secretaria do Meio Ambiente cumpria com sua função (hoje é peça decorativa). Bons tempos aqueles que os pescadores artesanais da Barra partiam para o enfrentamento com os atuneiros. Era pau e pedra. Hoje os pescadores artesanais são espécie em extinção. Resumindo: não vão fazer nada, não?

Um comentário:

Unknown disse...

O que o senhor tem a fazer é se informar melhor com as autoridades competentes (sugiro o Cespsul, com o Sr. Lin, no fone 33486058) para ficar cinete de que a captura de isca viva por atuneiros não é proibida no local.
Procure também o Sindicato dos Armadores e Industrias da Pesca de Itajaí para se informar sobre a importância social e econômica desta atividade e sobre as ações para reduzir a dependência de isca capturada junto à praias frequentadas por pescadores artesanais e turistas.