quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Acabei de receber

Matéria publicada no Click RBS (leitor enviou dizendo que eu estava por fora...hehe).
O prefeito de Balneário Camboriú, Edson Piriquito (PMDB) envolveu-se em uma polêmica por conta de comentários pejorativos no Facebook, feitos em seu nome. Xingamentos e palavras de baixo calão, dirigidas a um morador da cidade, causaram burburinho na rede social, onde Piriquito tem quase cinco mil seguidores. O prefeito nega ter sido o autor dos comentários e afirma que sua página na rede social foi invadida. _ Alguém usou o meu nome, mas ainda não compreendo como isso foi feito. O que me preocupa é que isso não cesse _ diz Piriquito.
Para evitar novas polêmicas envolvendo o nome do prefeito, sua assessoria de imprensa informou que os dois perfis pessoais de Piriquito no Facebook foram cancelados. Ontem à noite, ainda seguia no ar o perfil dele como político.
Piriquito pediu à procuradoria jurídica do município que tome providências. Um boletim de ocorrência deverá ser registrado, segundo ele, para garantir que o autor dos comentários seja identificado. Ele também pretende localizar a pessoa para quem foram direcionadas as ofensas, para se explicar.
_ Gosto das redes sociais porque são maneiras de me comunicar com as pessoas. Mas se não só volto para o Facebook se houver segurança.
Especialista em segurança da informação há 15 anos, o professor da Univali Fabrício Bortoluzzi diz que os perfis em redes sociais só podem ser invadidos com a descoberta da senha de acesso. Isso é possível por adivinhação, ou se a senha é usada em mais de um lugar, ou mesmo em computadores que operam em rede:
_ Prefeito é uma figura exposta, e pode ser alvo desse tipo de invasão.
# # #
Bem, acompanhei o "diálogo", me enviaram em PDF. Pelo jeito de escrever penso que seja mesmo o prefeito que tenha escrito tudo aquilo para o rapaz. Até escrevi aqui que ele iria pedir desculpa e dizer que estava brincando. Me enganei. Agora ele nega o ocorrido. Give me a break!

Nenhum comentário: