quinta-feira, 26 de maio de 2011

Recebi e socializo

Conforme tomamos conhecimento, no último dia 10/maio estiveram reunidos no gabinete do prefeito municipal de Balneário Camboriú/SC representantes da Autopistas e da Municipalidade.
Referente ao acesso à cidade, amplamente discutido, como engenheiro venho informar o meu ponto de vista, até porque sou de Curitiba e muito frequento a cidade.
São dos dois gargalos:
1 - Em frente ao Motel Espigão, lembro que foi aberta há +- dois anos uma descida da BR 101 para quem vem de Curitiba, a primeira descida (primeira entrada). O problema todo é esta descida, pois o periodo de intenso ingresso na cidade, via BR101, é final da tarde (sempre ingresso nas sextas feiras), exatamente no período da in tensa circulacao de veículos saindo de Balneário Camboriú pelo túnel sob BR101. Todo este trânsito cai na mesma rótula (a oeste) onde a preferencial é a descida da BR101. Ou seja, os veículos que estão saindo de Balneário Camboriú PARAM para a passagem dos veículos que estão descendo da BR101. Comprova o argumento o fato de sempre existirem quilometros de filas para quem sai de Balneário Camboriú, e não existe fila para quem desce da BR101/entra em BC. OU SEJA, O PROBLEMA É ESTA DESCIDA DA BR 101, A QUAL PODERIA SER FECHADA, até porque, a mesma não possui área de desaceleracao.
Se houver questionamento de impedimentos no acesso ao bairro monte alegra (o que não existe, pois existem outra entrada por este lado da BR101), lembro que a AutoPistas está fazendo a marginal, ou seja, terá MAIS UMA NOVA entrada antecipada +-1km, da qual os moradores saberão. Mas os turistas as 18hrs não.
Esta é uma alteracão barata, com baixo custo.
2 - Referente a Rótula da Avenida do Estado (entradas principais das cidades de Balneário Camboriú e Camboriú), localizada a oeste da BR101, a única alteracao que poderia ser feita seria a pintura das faixas da rótula (nunca foram pintadas), para que quem desejasse descer da BR101 e seguir diretamente para o município de Camboriú (oeste), sem parar na rótula de acesso a Balneário Camboriú (leste), seguiria pela pista da direita.
SIMPLES E BARATO.
Acredito que fazer este teste é interessante, pois seria uma solucao inteligente e econômica.
Engenheiro Renato Santos
Curitiba/PR

Nenhum comentário: