quarta-feira, 1 de julho de 2009

Religião, futebol e ... diploma


O assunto do momento é o diploma de jornalistas. O assunto comparo com as discussões de futebol e religião. Argumenta-se, argumenta-se e não se chega a lugar nenhum. Enfim, todos os não diplomados são contra a obrigatoriedade e nem todos os diplomados são a favor da obrigatoriedade. Mas os que são a favor fazem o maior dramalhão. Hoje vi no C-SE o caso de uma jornalista - diplomada - que se valeu do control C - control V para assinar uma matéria que não é sua. Seu patrão ponderou que a menina é inexperiente e coisa e tal. Engraçado é que ética está na boca de todos os manifestantes como se ética se aprendesse nas salas da academia. Veja a reprodução da matéria acima.
# # #
Tenho 25 anos de estrada e não me preocupo com isso. Sei de minha capacidade e de minha ética. A melhor coisa que li foi uma entrevista de Danilo Gentili que, além de publicitário com diploma, é humorista e trabalha no CQC que faz um jornalismo com humor. Na entrevista concedida a revista A Imprensa, Danilo disse que não tem diploma de humorista, entre outras coisas muito mais relevantes.
# # #
Tive uma experiência uma vez com um aprendiz - ou estagiário, como queira - que plagiou um texto. Ele pediu para que eu lesse e percebi que não era seu. Uma pesquisada rápida no Google vi que era plágio e o adverti. Nunca mais faça isso. Ele estava terminando a faculdade de jornalismo e acho eu que se deu conta da cagada que estava prestes a fazer.

Nenhum comentário: