quinta-feira, 9 de abril de 2009

O concurso da propina?

Deu no portal Comunique-se: No Dia do Jornalista, comemorado na terça-feira (07/04), o Senado Federal aprovou a criação de dois prêmios jornalísticos. O Prêmio Barbosa Lima Sobrinho de Jornalismo e o Prêmio Jornalista Roberto Marinho (...). O primeiro, do Congresso Nacional, tem como objetivo reconhecer os trabalhos jornalísticos que tenham contribuído para o aperfeiçoamento do Estado democrático e de direito e para a defesa dos direitos humanos. Poderão se inscrever matérias jornalísticas veiculadas por jornais, revistas, emissoras de rádio, televisão ou por sítios eletrônicos. Serão aceitas inscrições de reportagens nas modalidades escrita; radiofônica; com som e imagem; fotografia e charge.
Um conselho formado por três senadores, três deputados, e mais quatro integrantes, representando a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj); Academia Brasileira de Letras (ABL); Secretaria de Comunicação Social do Senado Federal; e a sociedade civil vai escolher os melhores trabalhos. Os prêmios serão entregues em uma sessão especial do Congresso Nacional, a ser convocada especificamente com essa finalidade.
No Prêmio Jornalista Roberto Marinho, a Mesa do Senado responderá pelas indicações dos candidatos, que serão encaminhadas por entidades e organizações da sociedade civil, até o dia 31/10. Cinco senadores, indicados no início de cada Sessão Legislativa pelo presidente do Senado, cuidarão da seleção. A entrega do prêmio será feita em uma sessão da Casa, convocada especialmente com esse objetivo, que deverá ser realizada até o quinto dia útil após o dia 03/12.
# # #
A fama do Congresso Nacional não anda nada boa. O presidente da Câmara Michel Temer culpa a imprensa, delírios de uma noite de verão, ops, de outono, mas isso outros quinhentos. Agora imagina, o corpo de jurados serão formado por senadores e deputados. Coitados dos jornalistas. Terão que pagar pedágio para vencer os prêmios. 20% do valor? Brincadeiras (?!?!) à parte, que critérios esses camaradas adotarão. Denúncias contra eles são verdadeiramente trabalhos jornalísticos que contribuem para o aperfeiçoamento do Estado democrático e de direito. Mas nem selecionados serão, of course.

Nenhum comentário: