terça-feira, 30 de junho de 2009

Ih rapaz... tá feia a coisa pro Sarney


Parece que a coisa está extrapolando as raias do Congresso Nacional, onde o cerco está se fechando. Um movimento "pelas mãos" do twitter está ganhando corpo. Cada vez mais pessoas estão aderindo o movimento fora Sarney.
# # #
Manifestações "reais" estão marcadas para amanhã no Rio de Janeiro (Cinelândia, às 13h); Brasília (às 19h, em frente ao Congresso) e São Paulo (19h, em frente ao MAM). Será que vinga?

Presidente me chama de burro

O presidente da Câmara, Moacir Schmidt, acaba de me ligar e me chama, literalmente, de burro. Esclarece ele que os dois funcionários cedidos pela prefeitura não ocupam cargo comissionado na Câmara.
# # #
Tá falado. Agora vou comer uma alfafa...hehe.

E aí Kuka???

Liguei pro Kuka Santos faz uns 15 dias. Ele afirmou que o centro de segurança do Estaleiro estaria ativado até o final do mês de junho. Argumentou que a central estava em péssimas condições e exigia uma reforma naquela época em andamentoi. Pois é, pois é. Hoje é dia 30 de junho.

Sobre as multas

A prefa divulgou os números do sistema de controle de velocidade e semáforos da cidade durante o mês de junho. Um número total de 8225 infrações. É muito, uma média de 274 por dia. Mas, observando o comportamento de condutores de carros e motos, parece que estes estão mais disciplinados. Já não é aquele desrespeito que se via antes quando os equipamentos ainda não estavam ativados - pelo menos multando.
# # #
Falando em semáforos. Será que a rapaziada da prefa não circula de carro pelas principais avenidas da cidade, tipo Terceira e Quarta? É irritante você acelerar seu carro quando abre o sinal, manter a média de 50 quiometros por hora e chegar na próxima sinaleira e ela está entre o amarelo e o vermelho. É isso que chamam de sincronismo?

Mais uma perguntinha

Funcionários da prefeitura a disposição da Câmara de Vereadores podem ocupar cargo comissionado? Pois é, são dois lá.

Feijoada com dinheiro público?

Corre o comentário que a prefa estaria disponibilizando 15 mil reais para uma feijoada - de iniciativa privada. Soa estranho isso. Seria bom que rapaziada da prefa esclarecesse, senão...

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Não tem IPI pro leite?

É impressionante a galopada no preço do litro de leite nestes últimos 60 dias. De 1 e sessenta e popuco hoje está em torno de três reais. É muita grana para um produto de primeira necessidade. Já que falam tanto de redução do IPI, bem que podiam colocar o leite na roda.

Pois é, né

Caro Bola Teixeira, acerca do comentário, esclareço que meu nome consta indevidamente no site da Prefeitura como sendo o Secretário de Articulação Governamental, antiga Assessoria Parlamentar. Atualmente estou Chefe Regional do Ministério do Trabalho e Emprego com sede em Balneário Camboriú. Meu gabinete está à inteira disposição. Abraço.
Att. PAULO R. SCHAPPO / Advogado / Servidor Público Federal de carreira há mais de 24 anos.

45 anos bem fraquinhos

A prefa anunciou - pelo menos no Jornal Tribuna Catarinense - a programação alusiva aos 45 anos de BC. Pelo amor que o prefeito diz ter pela cidade, convenhamos, eita programaçãozinha chinfrim. E dizer que o pessoal da secretaria de turismo queria limar o arraial do bonsucesso por falta de data. Dá um tempo!
# # #
Não sou capaz de destacar nada da desbotada programação. Nada, nem tampouco, a festa dos bêbados que chamam de encontro dos amigos.

Morro do Careca no IG

É destaque na home do portal IG uma reportagem de quatro minutos sobre o Morro do Careca, em BC, na chamada TV Jam do portal. Belas imagens mostrando um pouco de BC.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Resultado previsível

Com todo respeito aos profissionais das duas Tvs locais, mas suas programações são fracas, pelo menos para quem 54% dos que responderam a enquete da semana. A TV do Pavan chegou aos 27%. Muita diferença. Eu, como assisto as duas de vez em nunca, até por falta de opção, não tenho como opinar.
# # #
A nova ente da semana. Diante de tanto verdume surgindo na cidade, a enquete da semana é sobre o assunto. O que mais nos espera?

As nuvens carregadas homenageiam a novidade


Pois é rapaziada, desculpem a qualidade da imagem captada pela ÉcsPres, é que nosso Cristo com a bandeja na mão não gostou muito da novidade e empurrou umas nuvens carregadas para dar boas-vindas a mais novidade do governo Edson Piriquito (quando trata-se de factóides voltarei a tratá-lo como Piriquito mesmo).
# # #
A proteção da luminária desse poste aí é verde. Isso mesmo, verde! Depois da rodoviária, a ave agora ataca os postes. O que mais nos espera?

Papinho rápido com um efetivo

- E aí! quanto tempo! Como estão as coisas lá?
- Estão tranquilas. Um cabide de emprego. Muito chefe.
# # #
Pois então.

Taxista de moto, a sua hora vai chegar

Mais cedo ou mais tarde isso iria acontecer. Agora é prá valer. A situação dos mototaxistas é delicadíssima por conta da intervenção da Justiça do Trabalho sobre o vínculo empregatício dos trabalhadores e seu patrões. Essa relação é aquela velha história. O empregado entra com a b... e o patrão com o p...
# # #
Os caras são explorados de todos os jeitos. Não tem garantia alguma. Pelo contrário, arcam com muita coisa. É mel na chupeta para os concessionários. O que vai acontecer? Se resolver, porque a multa - pesadíssima - é sobre a prefeitura.

A morte de Maiko


A música perdeu ontem Michael Jackson. Trata-se de uma perda irreparável. Ele entra para a história como alguém que fez história, goste ou não goste dele. Pode-se questionar seu comportamento, sua anti-negritude, mas de sua música não. Meu primeiro álbum, quando ganhei meu três em um foi do Jackson 5. Acompanho sua carreira desde os anos 70 quando eu era um piá. Maiko era dois anos mais velho do que eu.
# # #
Ontem cheguei em casa e fui a procura de notícias. Nos canais internacionais só dava ele. Estacionei na BBC e fiquei acompanhando. Confesso que me deu um aperto no coração ao ver as cenas de seu corpo sendo transportado. De ver Jermaine Jackson anunciando, aos prantos, a morte de seu irmão. De ver aquela multidão se dirigindo até o hospital onde o cantor de Thriller, o maior fenômeno de vendas da indústria fonográfica, faleceu.
# # #
Michael Jackson morreu. Reverenciemos Michael Jackson! Who´s bad.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

É bem isso

A FOTA rompeu com a FIA. Nas entrelinhas dessa trombada tinha um nome: Max Mosley. A FOTA queria mesmo é derrubar o dirigente sadomasoquista. A FOTA anunciou o rompimento, divulgou que já tinha tudo esquematizado para uma temporada alternativa e o frigir dos ovos as duas entidades acertaram os ponteiros.
# # #
Max Mosley cumpre sua sugestão até outubro e coloca o pijama. Estará livre, leve e solto para seus fetiches.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Da escola do padreco paraguaio...

E o frei Ângelo Chiarelli, hein? O cara ficou famoso. É capa do portal do O Globo com a seguinte manchete: Oito crianças dizem ter recebido carícias de padre acusado de abuso em Santa Catarina.

Mais bastidores

A pauta que tinha o tal projeto Segundo Tempo (atividades esportivas terceirizadas) como o primeiro a ser votado teria sido articulada entre Marcos Weissheimer (será ele o assessor parlamentar da prefa?) e o presidente da Casa, Moacir Schmidt.
# # #
A estratégia articulada seria pressionar os vereadores incluindo projetos importantes como verba para o Conseg, convênio da Casa da Criança, convênio com o PRONASCI na mesma pauta. No raciocínio a aprovação do Segundo Tempo. Só não contavam com a rejeição. A pauta acabou liberada e dá-lhe pedido de vista. Uma espécie de bloqueio branco.

Os bastidores da oposição

O que se comenta é que os vereadores da oposição não vinham falando a mesma lingua. Fabricio Oliveira estaria convencido de uma possível fritura. Os cozinheiros seriam os próprios "parceiros" de oposição. Também rola a informação - e isso já tinha ouvido falar - que Orlando Angioletti estaria pavimentando um bloco com José Hannibal para uma possível tentativa de aproximação com o executivo. Como Hannibal não topou, Angioletti recuou.

E todos viveram felizes para sempre...

Vi uma fotinho, acho que no Diarinho, do prefeito Edson Dias acompanhado da bancada de oposição, em território legislativo, todos felizes, com sorriso nos lábios, uma belezura. Vamos ver até quando vai durar essa troca de afagos.
# # #
Chega de bloqueios e, presume-se, vetos. A aproximação, acho eu, é uma questão de sobreviência política do prefeito já que em quase seis meses de governo pouco importância deu ao Legislativo. Ou alguém sabe quem exerce a assessoria parlamentar da prefeitura?

terça-feira, 23 de junho de 2009

Site desmemorizado

Tucano de plantão ligou. Falou sobre os uniformes. Disse que queria relembrar quais os anos que a entrega do uniformes atrasou sob a batuta da tucanalha e constatou que as notícias do governo anterior foram deletadas do site oficial da prefeitura. Realmente, apagar é negar o passado. Ridículo d+.

Confirmado


O mega, ultra surfista - o melhor de todos os tempos? - Kelly Slater confirmou sua presença na etapa catarina do WCT que começa neste final de semana em Imbituba (cidade que tenho carinho especial).
# # #
Portanto fanáticos por surf, a fera estará aqui. Bom motivo para enfrentar a BR.

Motorocker na city


Depois de abrir para o Motorhead, a banda Motorocker retorna a BC neste sábado em show programado para o JB Pub. Convidado pelo Devian - cunhado e fanático por Motorocker - devemos dar um pulinho até a praia dos Amores.
# # #
Dependendo do teor alcoolico concentrado os caras do Motorocker vão ter que me aturar: Toca AC/DC!!!

Sobre a gripe do porco

Os EUA, país vizinho ao México, onde tudo começou, não está muito preocupado. Amiga da Beah retornou de Miami essa semana e disse que não há nenhuma operação de prevenção e controle de quem entra e sai do país.

Menos tucanagem, menos...

Os tucanos não tem muita autoridade para ciriticar o atraso na entrega dos uniformes para os alunos da rede municipal de ensino. Pelo que me consta - puxando um pouco da memória - a tucanagem também não foi muito pontual na entrega.
# # #
Quem tem legitimidade para reclamar é a clientela e ninguém mais.

Minha amiga...

Comentário da Gislaine: "Eu acho muito equivocada esta pesquisa e pretenciosa também, porque sou ouvinte da transamérica, e sempre teve programas de jornalismo excelentes, como agora, este novo que está no ar faz 1 mes agora, o JAMES MOURA, de primeira qualidade, é bom rever esta sua pesquisa ai meu amigo".
# # #
Gislaine, a enquete - e não pesquisa - não tem qualquer fundamento científico. É apenas uma enquete. Quem está envolvido geralmente faz lobby para que os amigos votem. Não vai mudar o mundo. Também gosto de James Moura, mas fazer o que se votaram nos outros? Outra coisa, não tem nada de pretenciosa, repito, é apenas uma enquete, nada mais do que isso.

Papo de ponto de ônibus

Chego no ponto. Há um senhor com o uniforme da prefeitura e observa dois camihões da prefeitura passando pelo local e comenta com quem estava com ele: - Dá-lhe hora extra. Liberaram geral.
# # #
Fiquei na minha, of course!

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Muito boa!

Um carteiro inglês que mantinha uma plantação de maconha na sua casa fumou demais e se deu conta que não conseguiria entregar um volume de quase 10 mil ítens. Em plena "leseira", ele não pensou duas vezes. Queimou tudo. O carteiro foi preso.
# # #
A história do inglês me faz lembrar um boy que trabalhava no Jornal Página 3 quando o semanário ainda engatinhava. Responsável pela entrega dos jornais, o boy tinha o costume de queimar uns baseados Praia Brava, mas antes "desovava" os jornais em algum terreno baldio. A maldita faz coisa.

Só prá quem pode


Só a fina nata catarina poderá assistir o show de Caetano Veloso, anunciado para o dia 8 de julho no Floripa Hall. O preço mais baratinho é 120 reais. O mais caro, 180 reais.

Ufa!

A prefeitura está anunciando, oficialmente, a entrega dos uniformes (agasalhos, também?) dos alunos da rede municipal de ensino. Não vi o uniforme. No site da prefa não está disponível... Já era tempo. Hoje é 22 de junho. E até que está quente...

Faz o quatro

Atenção Colorados de todos os rincões, vamos fazer o quatro?
# # #
O resultado valeu para baixar um pouco a bola dos colorados de todos os rincões. Se acham o gas da Coca. Não é bem assim. O Inter vem jogando mal há um bom tempo. É muita garganta, rapazes. Cuidado que acabam ficando só com o gauchinho no seu centenário.

Balde de água fria

Ainda sobre a visita do prefeito edson Dias e comitiva ao governador LHS podemos concluir que a tchurma recebeu um tremendo de um balde de água fria. Os dois assuntos: Dna Ruth e Parque da Santur.
# # #
LHS falou o que Dado Cherem já vinha falando. O estado não assume custeio do hospital. E não vai abrir precedente. Com relação ao parque, o governador achou ótima a ideia apresentada pelo prefeito, mas com um senão. Se acertar com o vice-governador que já vem trabalhando no sentido de erguer alguma coisa onde hoje é o decadente parque da Santur. Dúvido que o prefeito sente na mesma mesa com aquele que chama como corja.

Clássico


Zapeando a procura de um filme sábado a noite dou de cara com o clássico Expresso da Meia Noite, de Alan Parker, de 1978, com Brad Davies na pele de um rapaz preso na Turquia por tráfico de drogas. Um grande filme, por isso é um clássico.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Jornalismo da Menina, a preferida

Encerrada a enquete. O radialista Luis Carlos Tigrão recebeu 45% dos votos, seguido pelo Bote a Boca... com 22%. É interessante observar que o horário do final da tarde do jornalismo das FMs é o mais ouvido. Tigrão e Aderbal Machado, juntos, somam 60% da preferência. O horário da manhã soma 34%. Já o horário do meio-dia é insignificante.
# # #
A nova enquete: agora nossas queridas Tvs. Qual você costuma assistir?

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Muito pouco

Prefeitura anuncia faixas reflexivas nas caçambas de entulhos. Uma medida muito tímida. Deve mesmo é regulamentar a atividade em BC. As empresas podem tudo, inclusive "roubar" vagas de estacionamento de nós, normais, e não tem estacionamento pago prá eles. Não é mesmo?

Invasão

Boa parte dos cargos comissionados da prefeitura "invadiu" o plenário da Câmara para acompanhar a sessão ordinária dessa quinta-feira. Quer dizer, reduziram em uma hora sua carga horária para "prestigiar" nosso vereadores. Essa prática é batida. Prefeito sinaliza e os cargos de confiança captam a mensagem.

Tá pegando

O dna Ruth está fazendo muito barulho. Os vereadores de oposição trancaram a pauta e o reboliço tá feito. Hoje pela manhã o prefeito Edson Dias foi prá rádio Menina e politizou o assunto afirmando que tudo não passa de orquestração de derrotados, citando Pavan e Dado. Dias fez o discurso de prefeito. Faz parte do jogo político. Ele já foi pedra e se valeu de todos os artíficios na condição de vereador da oposição. Agora ele é vidraça e o discurso é outro, é evidente.
# # #
Ao meio dia, na mesma Menina, Dado Cherem se defendeu. Argumentou e rebateu as declarações do prefeito. Como sempre ponderado, Dado diz que jamais vai admitir que seja ofendido e que seja vítima de mentiras.
# # #
O pau tá pegando.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Faltou uma...

O governo do prefeito Edson Dias andou divulgando para a imprensa que está com 32 obras em andamento. Tá certo que obra é obra. Um portão - como foi citado na listagem - é uma obra. Isso quer dizer que está obrando (obrando? Epa, isso quer dizer outra coisa).
# # #
Mas faltou uma. O ponto de ônibus de 15 mil reais em frente a agência do BB na avenida do Estado. Coloca lá!

Bla, blá, blá do Lula

Nosso querido presidente comentou a respeito dos diários escândalos do senado. No seu depoimento tirou do armário o fantasma da ditadura. Oras, que história é essa. Ninguém quer apatifar a imagem das instituições. O que vem ocorrendo, há anos, no senado é escandaloso. É muito provável que essa série de denúncias é orquestrada. Vem a conta gotas. Uma pior que a outra, inclusive para proteger bandidos acusados em esquemas descobertos por diversas operações da PF. Sarney não quer investigação externa. Claro que não, não é? Vai dar tudo em nada, como sempre.

Vamos reparar as injustiças, mais respeito!


O presidente do senado, José Sarney, fez um pronunciamento pedindo mais respeito a sua história. É isso aí, o maranhense tem uma ficha corrida (opa, isso é coisa de bandido) de prestação de serviços ao nosso país. Vamos a eles, então:
* Durante o perído da ditadura militar, Sarney não tinha em seu dicionário a palavra democracia.
* Os milicos "empurraram" o nome de Jose Sarney para ser vice de Tancredo Neves para, no voto indireto, garantir a redemocratização.
* Sarney fez do Maranhão a extensão do jardim de sua casa, inclusive boa parte do litoral daquele estado, devidamente cercada em terras próprias, particulares, ou seja lá qual for a denominação.
* Sarney ama tanto sua terra natal que elegeu-se senador pelo Amapá (é isso?).
* Ele é autor de Marimbondos de Fogo e imortal!!!
* Ele recebe auxílio moradia e não percebe a grana que entra na sua conta.
* Toda a parentalha que exerce cargo público seja lá onde for é por competência profissional, afinal é, direta ou indiretamente, um Sarney, garantia de qualidade.
* O monárquico secretário do Senado que fez essas lambanças todas, muitas delas secretas, é compadre do presidente do Senado, portanto, isento de qualquer suspeita.
# # #
Por tudo isso, e muito mais, é que peço respeito a história de José Sarney

O que que é esse cara!


Não cansei de ver o pega entre Valentino Rossi e Jorge Lorenzo no GP de Barcelona realizado no último domingo. Vi domingo, segunda e ontem. Incrível o que Valentino Rossi faz. Lorenzo é outro talento. Nas últimas voltas os dois revezavam na liderança até que na última curva, Rossi mergulhou prá cima de seu adversário e ultrapassou. Emocionante foi ver a vibração da equipe, adrenalina pura, punhos cerrados, fones de ouvido jogados prá cima, veias do pescoço quase explodindo. Cena inesquecível. Valentino Rossi é o melhor de todos os tempos.
# # #
Aliás, para quem gosta de velocidade tem mesmo que assistir a Moto GP. Altos pegas que ainda inclui Casey Stoner. Fórmula 1 é fichinha. Falando em Lorenzo, ano passado ele proporcionou um belo ballet sobre sua moto. Procure no youtube.

Cheiro de enfrentamento

O prefeito Edson Dias vetou, totalmente ou parcialmente, projetos aprovados de três vereadores: Fabrício Oliveira, João Tatá Miguel e da própria líder do governo Christina Barichello. Somado esse fato ao bloqueio da pauta por parte do bloco oposicionista, o cenário é de enfrentamento. É pau, duco.

Frase do ministro Carlos Minc

"O álcool faz 25 vezes mais vítimas do que as drogas ilegais somadas. Se o que faz mal deve ser ilegal, a comissão deveria propor que álcool e cigarro fossem declarados ilegais".

terça-feira, 16 de junho de 2009

Para quem não sabe ainda...


Brinco com o Luis Carlos Tigrão chamando-o de Big Tiger. Então, para quem não sabe, fica o registro. Lembro quando comecei no jornalismo como repórter do Jornal de Santa Catarina. Não conhecia meus coleguinhas até que vi, na prefa, um sujeito cabeludo e de barba. Fui logo perguntando, naquele estilo foca tradicional: - Tu é o Tigrão?
# # #
- Não, eu sou o Elias Silveira.

O exemplo vem do Irã

Dias antes das eleições no Irã ouvi o depoimento de um analista de política internacional anunciando que as urnas trariam surpresas. Um grande movimento de jovens, mulheres e não radicais em geral, ávidos por uma abertura do país, encontrou no reformista Mir Houssein Moussavi a possibilidade de mudança.
# # #
Surpresa foi que, após abertas as urnas, o radical e atual presidente Mahmoud Ahmadinejad foi reeleito com mais de 60% dos votos. Ninguém acreditou nesse percentual. As ruas de Teerã e outras cidades iranianas foram tomadas por manifestantes. A ferramenta para essa mobilização chama-se twitter (olha ele aí de novo). Uma verdadeira demonstração de cidadania, enquanto aqui no Brasil, nós ficamos babando feitos uns babacas diante das notícias de caráter policial que nos chega de Brasília.

E ele insiste

O secretário do Planejamento, Claudir Maciel, continua insistindo que o centro de convenções, ou sei lá que nome querem dar, atrairá 200 eventos por ano para Balneário Camboriu, num incremento de 300 mil turistas. Ou seja, uma média de 16 eventos por mês. Olha, o cara que captar 16 eventos por mês deve ganhar um prêmio. Vou contratá-lo como meu agente, afinal é um milagreiro.
# # #
Essa questão aí é uma queda de braço entre os pássaros opostos. Os dois construirão, veja só. Para quem não tem nada, continuar com nada é nada.

Viva o verde!



Eita personalismo estúpido! O nosso terminal rodoviário está sendo totalmente esverdeado. Isso mesmo, verde. Tremei-vos irmãos! O que mais nos espera????

É caso de polícia!!

Peço licença para o Estadão para reproduzir matéria sobre a sujeira de mais um escândalo de nosso Senado Federal em matéria assinada por Leandro Colon e Rosa Costa.
# # #
Os atos secretos do Senado foram usados para blindar e esconder movimentações de assessores parlamentares presos pela Polícia Federal nos últimos anos. É o caso, por exemplo, de José Roberto Parquier, preso pela PF em maio de 2006 na Operação Castores, que desmontou uma quadrilha acusada de corrupção em estatais do setor elétrico. Na época, Parquier era assessor do senador Valdir Raupp (PMDB-RO).
Mesmo depois da operação, ele permaneceu por mais dois anos no Senado, recebendo R$ 7,6 mil de salário. Sua demissão, quando trabalhava com Raupp na liderança do PMDB, se deu em 15 de maio de 2008, por meio de ato secreto - somente agora revelado. O documento foi assinado pelo hoje diretor-geral, na época diretor adjunto, José Alexandre Gazineo.
Em outro caso, de 2 de dezembro passado, o Senado publicou a exoneração de Antônio José Costa Guimarães, acusado pelo Ministério Público Federal no escândalo da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), que envolveu também o hoje deputado Jader Barbalho (PMDB-PA).
Guimarães estava lotado na liderança do PMDB como secretário parlamentar, com um salário de R$ 7,6 mil. Mas um ato secreto, de 15 de janeiro passado, anulou a demissão. Até hoje uma nova exoneração não apareceu no levantamento dos atos secretos feito pela comissão de sindicância do Senado. Na verdade, Guimarães trabalha na Câmara. É uma espécie de secretário particular de Jader, ex-presidente do Senado.
Um mistério ronda a situação de Enéas Alencastro Neto no Senado. Foi preso pela Operação Navalha em 17 de maio de 2007, quando trabalhava como representante do governo de Alagoas em Brasília. Ele passou uma semana detido sob a acusação de receber propina da construtora Gautama, suspeita de desvio de recursos públicos e alvo principal da ação da PF.
Alencastro era o homem de confiança do ex-senador e governador Teotônio Vilela Filho (PSDB) na capital federal. Recebia salário de R$ 9,9 mil desde 2003 do gabinete de Teotônio no Senado. Em 2007, com a posse do tucano como governador, o suplente João Tenório (PSDB) assumiu a vaga. E Alencastro continuou lotado na Casa.
A assessoria de imprensa de Tenório diz que, no mês da ação da PF, encaminhou à Diretoria-Geral o pedido de exoneração de Alencastro. A demissão, porém, nunca foi publicada. Nem aparece na lista de atos secretos que vem sendo republicada no sistema interno da Casa.
Decisões sigilosas costumavam fazer parte do histórico de Alencastro no Senado. Em outubro de 2006, por exemplo, foi editado um ato secreto para anular uma exoneração publicada pela Casa um mês antes. Ele foi denunciado pelo Ministério Público em 2008 por formação de quadrilha e corrupção ativa.
Algumas decisões eram anuladas antes de serem editadas. Carlos Rudinei Mattoso foi preso pela Polícia Federal em novembro de 2007, em uma operação para combater o contrabando de computadores em Brasília.
Informalmente, era fotógrafo de Renan Calheiros (PMDB-AL) na presidência do Senado. Oficialmente, porém, era lotado na Diretoria-Geral da Casa.
Mattoso chegou ao posto em fevereiro de 2007 com a seguinte movimentação: o ato 1.667 o exonerou da Segunda Vice-Presidência. Mas um ato, em tese anterior, com o número 1.099, cancelou essa demissão e o transferiu para a Diretoria-Geral do Senado.
O Estado procurou a Secretaria de Comunicação do Senado para saber dos atos referentes às pessoas citadas nesta reportagem que não foram publicados. Até o fechamento desta edição, não obteve resposta. Raupp disse desconhecer a demissão do ex-assessor por ato secreto: “Não me recordo.”
# # #
Nosso Senado virou reduto de quadrilheiros!

segunda-feira, 15 de junho de 2009

E os uniformes, nada

Estamos no dia 15 de junho. Frio, muito frio e a secretaria de educação está que nem aqueles três macaquinhos. Não vê, não ouve, não fala. Quer dizer, não dá qualquer satisfação sobre os uniformes - especialmente os agasalhos - da petizada.
# # #
É uma desconsideração.

Livre dos políticos

Neste final de semana teve festança lá na igreja do Estaleiro. Muito churrasco e tainha. Não avistei um político, sequer. Não é ano de eleição, não é? Pois quando é, você esbarra neles.

Baixou hospital

O ritmo intenso do secretario de obras Walmir Pereira o fez baixar o hospital com princípio de infarto. Melhoras para o Walmir.

Nem lembrava mais


Nem lembrava mais do último título do alemão Tommy Hass, um eterna promessa no tênis mundial. Além das constusões, sempre achei que Hass sofre de um mal desse esporte individual, fica mais amarelo que a bola no momento de decidir.
# # #
Domingo ele venceu Djokovic na quadra de grama em Halle, na Alemanha, torneio preparatório para Wimbledon. Vamos ver se dessa vez ele vinga.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Deu Fabrício


Enquete encerrada. Recorde absoluto de respostas. Fiz meio que de propósito a enquete para sentir a mobilização de cada vereador. O resultado final - com ou sem cabos eleitorais - deu a lógica. O vereador Fabrício Oliveira tem mesmo se destacado diante dos seus coleguinhas de Câmara. Ficou com 38% dos votos, seguido de Asinil Medeiros com 30%.
# # #
Nova enquete é sobre o jornalismo de rádio FM. Qual você mais gosta?

Rubinho ainda chega lá

Números da FIA dão conta que Rubens Barichello ainda chega lá na busca por recordes. Ele já é o cara que mais largou na F1. Agora ele busca mais um título inédito. Ser o cara que mais chegou em segundo lugar em toda a história da F1. Parece ironia, mas, por enquanto, ele está em segundo, atrás do italiano Ricardo Patrese.

Tô com o Chaves


Nos seus delírios anti-capitalistas, o comandante Hugo Chaves, aquele que vem enterrando cada vez mais a Venezuela, deu uma dentro. Proibir a venda da Coca Cola zero em território venezuelano. Concordo. A Coca Cola zero é uma grande porcaria. Coisinha ruim tá alí.
# # #
Claro que Chaves não está interessado no gosto do refrigerante. Ele quer criar fatos simbólicos contra tudo que representa o capitalismo. Eu quero ver é ele implicar com a Coca Cola tradicional. É capaz de provocar uma revolução anti-chavista.

Concordo

Mensagem de Cesar Borges, velho parceiro do futebol de areia, dos tempos que o Zé era o Zé: "Oi Bola, conheço o Zé Galinha, ops, Hannibal, há trocentos anos. Acho até válido que ele queira mudar o apelido, só não pode esquecer que muitos dos que votaram nele, o fizeram pensando no Zé Galinha. Deve sim mudar, mas vinculando seu novo apelido a um bom trabalho no Legislativo e não impondo".
# # #
Falou e disse.

Ponto facultativo

Esse tal de ponto facultativo nunca vai ser uma unanimidade. Se agrada a gregos, desagrada a troianos. É sempre assim. O prefeito Edson Dias decidiu que os funcionários públicos trabalhem hoje. Certamente que não gostaram. A população, é bem provável, gostou.
# # #
Como não estou funcionário público, gostei. Então é hora de tirar uma ondinha dos amigos da Câmara. Trabalhem, rapazes!!!

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Nada ainda

Na Câmara perguntei sobre o projeto de lei que regulamenta a criação da guarda municipal que o secretário de segurança Nilson Probst prometeu enviar ainda em maio. A resposta é de que, no protocolo, até agora nada baixou. Vamos aguardar, então.
# # #
Tenho muito temor desse troço da guarda municipal armada. Acho que um serviço mais inteligente resolveria, envolvendo os agentes de trânsito, policiais militares e guardas patromoniais, desarmados. Função? Proteger o patrimônio público. Afinal, vândalos não costumam enfrentar polícia. Uma ação cojunta, com muita comunicação entre as três partes seria um ganho tremendo para a segurança no cotidiano dos moradores da cidade. Botar arma na mão? Sei lá. O tiro pode sair pela culatra.

Salve Iggy Pop!



Ontem foi minha primeira audição de Preliminaires, novo álbum de Iggy Pop. Hoje continuei a audição. Fiquei embasbacado com o poderio da voz do roqueiro vocalista. Engana-se quem pensa que irá ouvir aquele grunhido rocker. Nada, nada a ver. Iggy Pop passeia por baladas rock, uma baladinha francesa, uma versão para Insesatez, de Tom Jobim (How insensitive), blues, jazz, maravilhoso, feito na medida para quem gosta de boa música.
# # #
Que vozeirão sr. Pop, que vozeirão!!

Intimada

Hoje dei um pulinho na Câmara para rever os amigos. Logo na chegada fui meio que intimado por um rapaz que sequer deu boa tarde e foi logo dizendo: Tirou? Falava ele sobre a enquete e o nome do vereador José Hannibal. Expliquei que o administrativo não admite edição da enquete e que não iria abortar a enquete por causa disso. Ele respondeu: - Isso é sacanagem.
# # #
Falei sobre o apelido do vereador quem eu conheço há anos. Ele disse que também conhece o vereador há anos e teria sido ele mesmo que trabalhou o fim do apelido que considera pejorativo e que pega mal junto ao eleitorado feminino. Opa, parece que eu estava, na verdade, falando com o próprio assessor de imagem do vereador.
# # #
Então ele que fique pensando que é sacanagem.

terça-feira, 9 de junho de 2009

O Zé é o José Hannibal

Quem acabou de ligar foi o vereador José Hannibal. Pediu para que retirasse seu apelido - de muitos anos - da enquete do blog. Infelizmente não poderei editar a enquete porque perderei a enquete. Então fica até o fim. Zé falou que o apelido soa pejorativo o que não concordo, mas respeito sua opinião, já que vem trabalhando seu nome de batismo na política e muita gente não o conhece pelo antigo apelido.
# # #
Então, quem está gostando da atuação do José Hannibal na Câmara pode votar no apelido. É a última vez que uso o apelido, prometo.

Dando o que falar

A Petrobras lançou um blog chamado Fatos e Dados. Quem idealizou esse blog é muito esperto, afinal seu objetivo é desarmar jornalistas. Explico: no blog são postadas as perguntas e as respostas (estas na íntegra) antes mesmo da reportagem ser publicada no determinado canal de comunicação. Ou seja, é uma prevenção as edições exageradas de matérias jornalísticas.
# # #
O blog deu no que falar. Muitas críticas por parte da classe de jornalistas, of course. Foi uma grande sacada, mas, com certeza tem suas razões políticas, já que a Petrobras está na boca do leão de uma CPI só prá ela.

Justus, que se acha cantor, virou diabo


Lembra do Roberto Justus que veio aqui prá BC para uma palestra? Pois bem, ele pouco palestrou e mais cantou. Se não me engano, pagaram 100 reais para ver a figura. Preço de show internacional.
# # #
Agora ele foi transformado num diabinho.

Isso é um absurdo



Foi hoje de manhã. O carro é da prefeitura e ninguém vê nada. São todos cegos: responsável pela frota de veículos, agentes de trânsito, policiais militares e policiais rodoviários, já que essa coisa circulava pela BR-101.

O túnel roxo e a abordagem da PM

Ontem a noite, sigo no volante do possante pé de boi pela Terceira Avenida em direção ao túnel. Família em peso, Isabela deitada na tampa em cima do porta-malas. Dou de cara com o túnel, agora na cor roxa. Vejo a barreira da PM, também. Ponho o cinto e o guardinha me para. - Está conseguindo enxergar o painel?, perguntou o PM. Estranhei a pergunta, mas logo caiu a ficha. Eu estava com o farol do carro apagado. Muito educado ainda deu esporro porque a Isabela estava lá deitadona. Eita porra!
# # #
Prefeito, por favor, muda aquela cor das luminárias. Pode ser verde, não me incomodo. Aquele roxo parece entrada de puteiro.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Mais alguns dias

O tricolor Kuka dos Santos confirmou agora há pouco que de junho não passa. A central de segurança será reativada mesmo.

Vamos esperar por quanto tempo?

Há 15 dias o prefeito Edson Dias prometeu reativar a central de segurança do Estaleiro. Até agora nada. É tão complicado assim? O que faço? Essa semana apareceu uma empresa oferecendo segurança para as casas da rua. Como funciona essa questão de empresas de segurança, alguém sabe responder?

Atenção fãs do Metallica!


Está praticamente confirmado que a banda Metallica estará realizando shows no Brasil no mês de janeiro de 2010. A tour é de seu último álbum, o bem sucedido Death Magnetic. Aguardem as datas.

Chama o Procon!

Minha sorte que acabei não indo. O show da Macy Gray, no Pacha, em Floripa, durou, exatamente duas músicas. O show começou as duas e meia da matina. Que m..., não?

O Tim Maia manezinho

Desde os tempos que estudava na UFSC ouvia falar de um personagem da ilha chamado Rico Lobato. Quando fala-se em festa, Rico Lobato era nome obrigatório. Meus amigos eram amigos dele. Eu nunca vi de perto.
# # #
Passados mais de 25 anos conheci o cara no velório da mãe do Ike. Estávamos eu, Rogerio Heusi e Adriano Rebelo tomando café e comendo cuca quando uma voz rouca,bem manezinha, mais para high do que para low, invadia o recinto. Rogerio anunciou Rico Lobato. Não é mais aquele guri. Corpo avantajado, Rico foi o centro das atenções na rodinha que se formou fora do recinto.
# # #
Aquele jeito bonachão, suas tiradas e frases de efeitos, lembraram Tim Maia, personagem cuja biografia, de Nelson Motta, havia acabado de ler. Seus hábitos, não conheço. Tem fama de beber cuba. Tim Maia só baixava uísque. Demos risadas a cada intervenção sua: como do caso da mãe que gostaria de ser cremada e suas cinzas depositadas num shopping center para que os filhos possam visitá-la pelo menos três vezes por semana. Ou quando o assunto era gaúchos. Segundo ele todos gaúchos que conhece não gostam de gaúchos. E por aí vai. A cada tirada uma gargalhada.

Só perdemos para Joinville

Segundo a Fenaseg (Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização, Balneário Camboriú é a segunda cidade do estado que mais se registra roubo de veículos. Foram 65 registros no mês de março, ou seja, mais de dois por dia. As motos Honda CG 125 são os veículos mais furtados no estado, seguido do veículo da marca Gol.
# # #
Isso é ruim porque BC deve estar na lista negra das seguradoras.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Mais obituário


Quem também morreu, mas sem maiores especulações, foi a rainha do blues, Koko Taylor. Tá certo, morreu, mas sua voz e suas canções continuam para eternidade.

Punhetinha exótica


A morte de David Carradine, 72 anos, num quarto de hotel na Tailandia causou muita especulação. Suicídio? Assassinato? O ex-kung fu e protagonista de Kill Bill foi encontrado dentro de um armário amarrado no pescoço e no bilau ligadas uma a outra e pendurada no armário. Olha o que afirma a médica legislata Porntip Rojanasunan: "Ele morreu após uma masturbação". Eu hein!

Deixa a pomba entrar!


A pombinha perdulária queria porque queria entrar no Shopping Eldorado. Minha ÉcsPress flagrou.

A supresa e o favorito


Está definida a final de Roland Garros. O mestre Roger Federer enfrenta a supresa sueca Robin Soderling (foto) que despachou Rafa Nadal. Jogaço no domingo. Na ESPN.

Opinião dividida

Encerrada a enquete da semana e o assunto Teatro Municipal divide opiniões. Venceu a opção que a questão cultural vai além da construção de um teatro com 37%. Um elefante branco ficou em segundo com 33% e divisor de águas (aqueles que acreditam no teatro) com 25%.
# # #
A nova enquete é sobre os vereadores. Qual deles vem se destacano mais nesses primeiros meses de legislatura?

Qualquer semelhança é mera coincidência

Estou me referindo ao ex-prefeito Leonel Pavan e o atual Edson Dias. Pavan iniciou seu primeiro governo peitando a tudo e a todos. Pavan não suportava a falecida Intersindical. Fez de tudo para esvaziá-la. Pelas suas atitudes, Edson Dias não quer saber das entidades, também. Sua ausência na premiação na premiação da CDL (um tremendo oba oba) é emblemática. Apesar da fonte do Elias Silveira dizer que o prefeito se acha um mito, prefiro acreditar que ele quer mesmo é estar acima de tudo e de todos.
# # #
A relação com a imprensa é a mesma. Os dois não toleram críticas. Pavan rompeu com a Menina que fazia oposição ao seu governo. Proibiu todos seus colaboradores de conceder entrevista para a emissora (isso no seu segundo governo). Para Dias, todos que o criticam são vagabundos, pilantras e paus mandado. Segue a mesma linha.
# # #
Por isso, que sustento minha tese. Apesar de chamar Pavan de vagabundo, Dias o tem como referência para seus atos políticos.

A Emasa e o esgoto

Dois anúncios por parte do boss da Emasa, Ney Clivatti. Primeiro é que a Praia dos Amores terá sistema de esgoto. Prazo de entrega: antes de iniciar a temporada de verão.
Segundo: a promessa do fim do fedor exalado pelas lagoas de tratamento de esgoto. Prazo de entrega: julho de 1011.
# # #
Aguardemos, pois.

Sumido

Uma semanada fora, sem atualização. Muita carroria. Não deu tempo. E bastaram quatro dias para ficar sem saber de nada do que ocorreu aqui na terrinha - a não ser mais uma grosseria de nosso prefeito.
# # #
Vamos retornando o ritmo aos poucos. Na segunda recomeça com tudo.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Nenhuma novidade

A não indicação de Florianópolis como sede da Copa de 2014 não é novidade alguma coisa. Era de se esperar. Florianópolis não tem conição de sediar, por motivos múltiplos. O negócio é se deslocar para Curitiba e POA.

A bruxa está solta em Roland Garros

Depois da despedida de Djokovic, ontem deram adeus ao tradicional torneio de Roland Garros os vencedores de 2008, a bela Ana Ivanovic e o fera Rafael Nadal que sucumbiu ao eficiente tênis praticado pelo sueco Robin Soderling.