segunda-feira, 31 de março de 2008

Pitaco

JP3 publicou especial sobre os prédios altos na cidade e eu também quero pitaquear (pitaquear?). Quando se fala da construção civil logo surge o argumento de que é a indústria que engrena a economia da cidade, portanto não pode receber críticas, como se a construção civil fosse intocável. É bom lembrar que a mesma construção civil ajudou também na “criação” dos montes alegres e montes verdes da vida. Mas deixa pra lá.
# # #
O que quero dizer que a construção civil é importante para a cidade, mas a discussão está virada de cabeça pra baixo. É a construção civil que deve seguir regras e não o contrário. Parece que, se os interesses da construção civil não são atendidos, a casa vai cair. Besteira. Em qualquer lugar do mundo as regras são colocadas e a construção civil as segue. Ponto final.
# # #
As regras por aqui (refiro-me as leis) são para atender os interesses da construção civil. Prédios são construídos em terrenos minúsculos, colados em outros prédios ou casas. Durante as obras o direito de vizinhança não existe. São eles que mandam com a cumplicidade dos agentes da municipalidade. Onde já se viu você morar num apartamento e de repente surge um paredão no lado de suas janelas negando o direito da luz do dia? O sol ainda dá para ver. Basta chamar um artista plástico para pintar um lindo visual na parede cega do prédio ao lado.
# # #
Querem prédios altos? Façam!! As manifestações das pessoas ouvidas pelo JP3 foram todas contrárias, exceto o represente de uma construtora com sua confusa explicação que, acho, nem ele entendeu. Spernau pipocou. Não publicou o tal decreto e tampouco vai tornar público todos os projetos com mais de 20 andares que estão aprovados na prefeitura.
# # #
Querem democratizar o debate? Lancem um plebiscito. Que se dê o direito de escolha a população. Disse.

O fator Ciro

O prefeito de Brusque Ciro Rosa vem comandando o processo pré-campanha eleitoral em Balneário Camboriú. Mesmo que ele não seja candidato, a eleição deve passar por ele. Estou dizendo ele, não o DEM.
# # #
No famoso almoço que teve com o prefeito Rubens Spernau lá nas Guabiruba, Ciro fez o prefeito de BC engasgar o marreco do Schumacher. Disse, na lata, que Spernau, com a aceitação que tem seu governo, só perde a eleição se quiser.

Como?

A segurança em BC está um Deus no acuda, ou seria, seja o que Deus quiser? Depois do Juiz Roque Ceratti, acertadamente, não permitir que mais ninguém seja preso no depósito humano da Rua Inglaterra, o Arlindo Cruz me contou um episódio surrealista.
# # #
Um paquiderme estacionou o carro perto de sua casa e aumentando o som num volume insuportável. Arlindo ligou para o 190 e, pasme, perguntaram se ele havia registrado BO. Como é que é? Registrar BO?
# # #
Quer dizer que o Arlindo deveria sair de casa, ir até a Rua Inglaterra e registrar o BO? Isso não existe. Imagino eu lá no Estaleiro..hehe.

Nenhum comentário: